Saiba tudo aqui sobre o

Curso de "Direção e Preparação Artística"
para bailarinas

"Porque não adianta usar de forma aleatória tudo o que você aprendeu:
é necessário Direção!"

Khan el Khalili com Jorge Sabongi

Direção e Preparação Artística
em 2 Módulos
(oito aulas que mudarão seu panorama para sempre)
RESULTADO COMPROVADO E IMEDIATO (pergunte a quem já fez).

Padrão
 
"A busca pela excelência"

Um curso bem estruturado,
onde a quantidade de alunas em sala de aula é limitada,
exatamente visando seu melhor desempenho e aproveitamento;
a atenção é total em tempo integral.

Noções Gerais para sua Compreensão

O curso divide-se em 2 Módulos (1 e 2) - Módulo 3 já está sendo criado.

ENTENDA COMO SÃO AS MODALIDADES:

Curso - Quantidade de Aulas

O que é desenvolvido?

Módulo 1
"O Despertar"
(Em São Paulo: Aulas 1, 2, 3 e 4):
FORA DE SÃO PAULO (Aulas 1, 2, 3 e 4)


Noção Geral de Cena / Posturas e Correções / Desenvoltura /
Desinibição / Criatividade / Improvisos /
Encontrando sua dança / Limpeza de Movimentos / Segurança /
Sensibilização da Melodia Árabe / Alinhamento da Percepção
Ritmos e Leitura Musical / Conexão Emocional


São Paulo: 4 aulas de 6 horas cada uma = total 24 horas
Fora de São Paulo: 4 aulas
de 6 horas cada uma = total 24 horas
Grau de Dificuldade: MÉDIO

 

Módulo 2
"O Virtuose"
(Aulas 1, 2, 3 e 4):
FORA DE SÃO PAULO: só é ministrado com estrutura de espaço,
 som e luz compatível
(Só no Salão Harém da KK)


Criando Estilo Próprio / Segurança & Equilíbrio / Criatividade /
Expressão Facial / Coordenação Motora / Leitura Rebuscada /
Condicionamento Físico / Desenvoltura de Habilidades Cênicas /
Percepção Espacial e Ousadia / Interpretação e Naturalidade /
Desafios à Improvisação e Autoconfiança /
O transformar da pedra bruta em "jóia".
Ensino de Nível "Bailarinas Noites no Harém"


4 aulas de 6 horas cada uma = total 24 horas
Grau de Dificuldade: MÉDIO/DIFÍCIL
 

Módulo 3
"Corpo Musical"
(Aulas 1):
Ainda em desenvolvimento e estruturação
Aula Piloto - dia 27 de Agosto, 2017


“Não basta executar passos;
a bailarina que tem corpo musical,
a música trafega dentro dela,
flui de forma natural, sem esforço mental”

4 aulas de 6 horas cada uma = total 24 horas
Grau de Dificuldade: MÉDIO/DIFÍCIL
 

Workshop
(equivale a Aula 1 do Módulo 1):


Noção Geral de Cena / Posturas e Correções / Desenvoltura /
Direcionamento e Localização / Conexão Emocional
1 aula de 6 horas num único dia
    (
Atenção: quem faz o Workshop pode entrar direto na Aula 2 do Módulo 1)
 

Porque fazer este curso...

Chega uma hora em que sua dança parece sempre igual... o que falta?

Não basta simplesmente o aprendizado de sala de aula...

Não basta um rosto bonito e um corpo perfeito...

Um trabalho profissional requer mais... muito mais!  Requer DIREÇÃO!

Se você é realmente um talento e deseja seguir carreira, vai precisar destas informações sempre.

O Curso de "Direção e Preparação Artística" é fundamental para todas as bailarinas que tem intenção de trabalhar profissionalmente com dança oriental.

As informações deste curso não se aprendem em sala de aula; são correções e direcionamentos para a vida prática.

Nada de andar em círculos; aqui você vai direto aos pontos fracos.  Corrige e se desenvolve. 

Sua dança, a partir de agora, ganha novo rumo:  nunca mais será a mesma!

A quem se destina...

   - Bailarinas, nível avançado (não necessariamente, que dancem na KK), que tenham a intenção de trabalhar no Brasil ou no exterior.

- Pré-Selecionadas que pretendem prestar exame para a banca ou Selecionadas KK;

- Alunas avançadas que tenham a intenção de se lançar futuramente no mercado de dança.

O que trata o curso...

Envolve estudos através de dinâmicas, estimulando melhor postura, criatividade, expressão, conexão emocional, sensibilização, desenvolvimento do estilo próprio e correções de vícios; envolve também, conhecimento de relações sociais, comportamento, bastidores e muito mais...

As aulas são práticas, onde todas dançam e todas desenvolvem juntas um aperfeiçoamento em curto espaço de tempo, sob a orientação de Jorge Sabongi.

Trata-se de um treinamento sem igual, no melhor estilo Khan el Khalili.

Objetivos do Curso:

Fazer aulas exaustivamente, um belo figurino e boa vontade não lhe garantem sucesso e retorno quando você se lança neste mercado; é necessário observar dezenas de normas e procedimentos.

Assim, você vai compreender a importância no que diz respeito a:


   - desenvolvimento cênico e propriocepção;
   - noções de espaço, equilíbrio e dinâmica;
   - como lidar com a expressão facial;
   - comportamentos aprendidos;
   - como lidar com o improviso, a emoção, os diferentes tipos de público;
   - limpeza de movimentos;
   - correções de vícios;
   - postura, auto-confiança e determinação;
   - como lidar com a musicalidade;
   - os segredos para incrementar a dança;
   - aprimoramento geral, visando melhorias imediatas.
 

A intenção é que a bailarina supere a insegurança, independente do lugar, tipo de público e tamanho do evento.

Mais ainda, que apresente-se com desenvoltura própria, riqueza coreográfica e presença de cena.

Jorge Sabongi dirige a área artística da Khan el Khalili há quase três décadas.  Centenas de bailarinas podem atestar a importância deste trabalho, através dos resultados comprovados ao longo do tempo.

Passos para inscrição:

1) preencha o formulário de  inscrição
2) efetue o depósito na c/c que a Vitória irá lhe indicar
3) envie por email a ficha de inscrição e o comprovante de depósito
4) é só chegar no dia com meia hora de antecedência (traje de aula)

Turmas Periodicidade Duração Valor
Máximo 24 alunas

Workshop
Módulo 1 ou 2

Domingos

1 única vez
1 vez ao mês

cada aula
6:00 horas
(10 as 13h e 14 as 17h)
Turmas
Veja no site

R$ 220

cada aula

 Módulo 1 e 2 - Ambos com certificado Padrão Khan el Khalili

   Exigência Mínima: - nível avançado em Dança do Ventre (*)
(*) se você não tem nível avançado, aprenderá bastante também, mas não terá o mesmo aproveitamento no sentido de assimilar imediatamente à sua dança todas as informações.
   Necessário para aula: No caso de fazer o curso:
- caderno e caneta para anotações;
- roupa de sala de aula (macacão) e lenço de cintura (todas as aulas);
- roupa de dança para dinâmica e correções sempre na aula 3 de cada Módulo;
- traga também sua seção de fotos (durante o curso) para avaliação e dicas

No caso de fazer o workshop:

-
caderno e caneta para anotações;
- roupa de sala de aula (macacão) e lenço de cintura.
- não precisa trazer roupa de dança
   Pagamento: Workshop = 1 x R$ 220
Módulo 1 = 1 à vista + 3 cheques x R$ 220
Módulo 2 = 1 à vista + 3 cheques x R$ 220
   Informações e Inscrições Secretaria de Aulas e Cursos (11) 5549-7989  -  5571-3209
com Vitória
E-MAIL: cursos@khanelkhalili.com.br 
   Para participar: Formulário para Inscrições
   Local: Salão Harém - Khan el Khalili
   Certificado
  
"Direção e Preparação Artística - Padrão Khan el Khalili"
entregue ao final do curso
(nota: este certificado, não lhe confere condições de ministrar futuramente este tipo de curso, pois ele é baseado na experiência e conhecimentos adquiridos ao longo de muitos anos, na condição de direção artística de centenas de pessoas).

35 Anos de Experiência

Por que um Curso de Direção e Preparação Artística?

É importante compreender que ninguém consegue se fazer sozinho(a), tornando necessário o trabalho de “direção” em qualquer área artística.

Desde o início dos anos 90, depois de observar a dança de tantas bailarinas, percebia diversas necessidades importantes em suas carreiras. Aí vão algumas:

1.    A carreira de bailarina normalmente é curta, em decorrência das dificuldades de aprendizado técnico e das exigências de mercado com relação à estética. Quando a bailarina começa a se tornar um expoente, 10 anos já se passaram, e sua carreira está, praticamente, na metade do período do ciclo de vida ou próxima ao fim.

2. O aprendizado não acompanha o desenvolvimento daquelas que sonham ser boas bailarinas. Aprender significa errar muito para ganhar experiência, e  principalmente, errar em cena para corrigir, não é bom.

3. Existe uma carência muito forte de direção cênica, pois as bailarinas sequer compreendem as dificuldades em pisar num palco, o comportamento de bastidores, a autodisciplina, a percepção musical, a propriocepção (percepção do próprio corpo e dos demais elementos), o trabalho de imagem, a importância de cultivar e desenvolver uma personalidade agradável e uma gama infindável de conhecimentos e habilidades.

4. Falta à bailarina a compreensão do comportamento do público quando ela está em cena.

5. Falta também um balizamento sobre "a importância da postura da bailarina na construção da imagem da dança" e de sua credibilidade profissional, para que a dança seja respeitada como "arte".

6. O desenvolvimento emocional, que deve acontecer em sala de aula, praticamente inexiste em sala de aula, o que torna as apresentações mecânicas e sem tradução emocional.

7. Existe a necessidade de se ampliar a visão do público e das profissionais, bem como da respeitabilidade de todos com o trabalho de todos.

 

 

Surgiu o Livro de Direção para complementar este trabalho e auxiliar TODAS as bailarinas.

Na verdade, sempre quis escrever um livro.  Apenas não havia colocado no papel as ideias que articulava. Foram muitos anos observando atentamente as danças na Khan el Khalili e procurando corrigir as imperfeições. Sempre quis que o público visse com bons olhos a dança do ventre.

Um dos pontos que mais me intrigavam era o fato de nenhuma bailarina chegar pronta. Apesar dos esforços empreendidos na Pré-Seleção e em seus exames e avaliações, percebia que muito faltava a acrescentar. Elas realmente precisavam de outro tipo de conhecimento, que não era ensinado nas salas de aulas: o conhecimento cênico e a noção de como lidar com a emoção, despertando seu estilo próprio. Faltava-lhes segurança, criatividade com os movimentos e uma correção de posturas adequada.

De tanto assistir às danças na KK (foram mais de 250.000 apresentações até o momento), conseguia perceber nitidamente o que faltava a cada bailarina. E mais, sabia de que forma extrair o melhor de cada uma delas, para que aprimorassem seu desempenho.

Observei centenas de bailarinas se desenvolverem oferecendo-lhes anotações num pequeno papel após cada dança.  O objetivo era buscar melhorias e corrigir o que faltava de fato... e rápido.  

Uma coisa era certa: todo mundo ensinava a técnica, mas a emoção aliada à técnica praticamente era um tabu. E era nítido que a expressão facial não se casava com aquilo que a bailarina estava ouvindo e muito menos, dançando. Foi mostrando esses pontos que eu e Débora, criamos um livro útil para aquelas que amam a dança e querem desenvolver melhor o que aprenderam.

TÉCNICA, ESTÉTICA E EMOÇÃO

Com as aulas do Curso de Direção e Preparação Artística, tive oportunidade de alavancar a dança de inúmeras bailarinas.  Depois do Curso, elas não eram mais as mesmas e todos que as assistiam diziam isso abertamente. Por quê? Exatamente porque a maioria desconhecia as formas de “como despertar seu emocional”, para tornar sua dança realmente encantadora. Todo o ensino era baseado em técnica e estética.  Veio então a menção do “tripé”: técnica, estética e emoção. E isso fez e vai fazer a grande diferença no aprendizado da dança nas próximas décadas.

Ocorre que, nesses últimos anos, a procura pelo Curso aumentou absurdamente, assim como, a quantidade de bailarinas com qualidade na KK. Muito disso se deve ao diferencial que há no Curso de Direção.

Percebi que sou apenas um para corrigir e ensinar possibilidades de melhoria em tão curto espaço de tempo. A ideia era dividir esses conhecimentos, passá-los adiante. Assim, decidi colocar num livro grande parte daquilo que julgava importante para o desenvolvimento da direção artística.  Desse modo, várias professoras poderão ensinar isso e conseguirão obter de suas alunas os resultados que ambas sempre esperaram.

O livro em si traduz exatamente as peças que faltavam para um ensino mais efetivo a longo prazo.  A partir de agora as bailarinas levarão 4 anos (em vez de 10) para conseguirem uma carreira satisfatória. Aquelas que souberem aproveitar os ensinamentos poderão passar isso adiante, para que surjam grandes talentos.

 

Jorge Sabongi é economista e proprietário da tradicional Khan el Khalili. Recentemente publicou o livro Direção e Preparação Artística, recomendado a todas as bailarinas e amantes da dança do ventre.

 

 
Curso de Direção e Preparação Artística
em outros Estados do Brasil

Sabemos das dificuldades no que diz respeito a transporte, alimentação e hospedagem, principalmente fazendo este processo várias vezes para concluí-lo.  Então pensamos na possibilidade para atender grupos de sua cidade (máximo 24 bailarinas - nível avançado), sendo as 6 horas por aula, ministrados sempre aos Sábados e Domingos em duas oportunidades:  Aulas 1 e 2 (na primeira vez) e posteriormente, Aulas 3 e 4 para finalizar (sendo que no final da Aula 3 ocorre uma avaliação com traje de dança)..

    Para ver a disponibilidade de datas, ligue para a Vitória (11) 5571-3295 - 5571-3209 que ela poderá orientar e dar todas as informações.

 

Veja os depoimentos sobre O CURSO DE DIREÇÃO - Módulo 1

Veja
OPINIÕES SOBRE O WORKSHOP DE DIREÇÃO (1 dia)