As Mais Belas Fotos de Desertos
encontradas na Net  
Página 02

MAIS CURIOSIDADES...
(enquanto carregam as imagens)

 

POR QUE É TÃO QUENTE DURANTE O DIA?

A temperatura no deserto durante o dia é excessivamente quente porque o clima é mais seco em função da falta de água, tanto do solo como das chuvas; conseqüentemente, a areia absorve uma quantidade maior de calor do sol durante o dia do que a terra com umidade climática normal.

... E POR QUE É TÃO FRIO A NOITE?

 A noite a situação se inverte e o ar seco esfria com maior rapidez.  O fato de não haver vegetação em quantidade, dificulta a manutenção do calor no solo. Céu claro e sem nuvens propicia também o rápido esfriamento do ar.  Logo, o frio chega com intensidade.

 Passar dias no deserto é desvendar meios de sobrevivência.  As paisagens longínquas propiciam momentos de introspecção e reflexão.  Tudo o que se vive no deserto é de forma intensa.

 Cada segundo naquele calor vale muito, e pode representar a linha divisória entre a vida e a morte, principalmente se existe dificuldade de acesso ao bem mais precioso neste local: a água.

Não é nada confortável estar no deserto; trata-se, acima de tudo, de um desafio.

 Pacotes para turismo no deserto são raros; quando acontecem existe nos contratos alguns termos de responsabilidade que o turista assume em função do perigo.  Esse tipo de roteiro só é indicado para pessoas experientes.

 Mesmo assim, o turismo de luxo atualmente oferece algumas modalidades desse tipo de sobrevivência radical; sugerem a milionários que tentem o desafio de sobreviver no deserto, como sendo uma excentricidade.  Evidentemente, que com a facilidade da tecnologia do GPS (localização por satélite), um meio de transporte para o resgate pode ser acionado prontamente.  Resta saber se o tempo para isso será hábil em função das centenas de quilômetros a percorrer até onde está a vítima.

 Estar exposto a uma temperatura de 50º, mesmo que por pouco tempo é realmente ... uma prova de sobrevivência!

Mais ... Página 3

Site Khan el Khalili - Brasil