COMO ESCOLHER SEU NOME


Nome Artístico:
 
Não existem regras nem cerimônias para escolha do nome. Algumas bailarinas nem mesmo trocam seu nome.
Essa deve ser uma escolha pessoal.
Por haverem muitas dúvidas sobre "como" fazer,  aí vão algumas dicas para ajudar na escolha:

Descrição Dica
Nome Artístico Definir um nome artístico é algo pessoal.  Deve ser um nome com o qual você se identifique, independente do significado.  É necessário soar bem e fácil de memorizar..  Este  nome lhe acompanhará  por muito tempo. Portanto, faça uma escolha lúcida.
Sobrenome O sobrenome pode vir depois de algum tempo.  Não é necessário colocá-lo imediatamente.  Acostume-se primeiro com o nome.  Crie familiaridade com ele.  Não se prenda a regras pré determinadas. Oferecemos aqui apenas algumas dicas, visando facilitar.  Para escolher o sobrenome seu significado deverá estar relacionado com o primeiro nome e sua personalidade .  Solicite à alguém de descendência árabe para obter algumas sugestões. 
Onde escolher... Temos diversas opções de escolha neste site.  São centenas de nomes com seus respectivos significados.  Veja na página de nomes para bailarinas. Divirta-se !
Ele vai pegar ? Um nome só ganha projeção após anos de trabalho bem feito.  À medida que os eventos forem acontecendo, a divulgação, o meio artístico de bailarinas, as próprias alunas e grupos que participam com você em sua jornada passarão a utilizar seu nome artístico naturalmente.
Não gosto do meu nome artístico.
Será que devo mudá-lo ?
Se você ainda não teve divulgação suficiente que justifique mantê-lo, pode fazê-lo sem dor na consciência.  Afinal, por vezes uma  escolha  apressada nos leva inadvertidamente a escolher sem pensar. Faça o que lhe agrada.
Minha professora escolheu meu nome... Se você está satisfeita com ele, mantenha-o.  É um grande privilégio alguém escolher para nós e ainda mais sorte é quando gostamos da escolha. Mas caso você não se agrade dele, converse com ela a respeito; confesse o que sente e peça auxílio na busca de um novo nome.
Quero manter meu nome e sobrenome original... É uma opção pessoal. Se você tem um nome ou sobrenome árabe irá facilitar muito as coisas quando mantiver contato na colônia (normalmente conhecem-se pelo nome de família). Evidente que fica mais fácil construir sua personagem com um nome árabe. Instiga a curiosidade das pessoas em relação à você. A escolha fica a critério de cada uma.
Devo fazer cartões de visita após escolher o nome ? É conveniente tê-los, mas em quantidade limitada (faça 100 unidades inicialmente).  Depois, à medida que ir sedimentando seu nome, comece a repetir a dose.  O grande erro é estar na clandestinidade ainda e mandar imprimir 5000 cartões para distribuir para todos os lados.
Devo escolher um nome que já existe no mercado de dança? Se você puder optar por um nome que ainda não tenha sido utilizado é muito melhor, mesmo porque será extremamente desagradável encontrar com alguém mais antiga no mercado de dança usando o mesmo nome.  As opções são tão variadas que não há necessidade de copiar ninguém. Faça sua escolha de forma consciente e pensando no futuro, respeitando aquelas que chegaram antes de você. Hierarquia é uma forma de respeito enriquecedora, você descobrirá isso com o tempo.
O que torna o nome da bailarina conhecido ? Somente os anos de trabalho contínuo e o reconhecimento do público.  A mídia em si, só garante se houver continuidade e assiduidade.  Aparecer num único programa televisivo, revista ou jornal por exemplo, não garantem sucesso do nome ou da bailarina.  É necessário haver além dos fatores acima, uma carga de conhecimento que propicie a  permanência.  A personalidade que você irá construir nos anos de trajetória também irão fazer grande diferença.  Por isso que "o aprender a arte" requer muito além do que vemos em sala de aula.
E o tal do batismo ? Não existe! Qualquer opção na escolha do nome  não tem a ver com a cultura árabe.  Trata-se de algo criado e duplicado de forma errada.  Quem assimilou ou passou isso adiante, criou uma dramaticidade desnecessária. Não há notícias que exista um ritual ou algo para nomear uma bailarina de dança árabe. Evite misticismos desnecessários.

Jorge Sabongi - Out/2000
Revisado em Setembro/2008

 

Copyright ©2008 Jorge Sabongi-Brasil. Todos os direitos reservados.