Mapas do Egito

Mapas do Egito - 01
 Apresentamos nestas novas páginas de MAPAS DO EGITO uma gama de estudos para você entender e se localizar melhor neste país que remonta uma história desde 3800 a.C. - tudo visto de cima!

Nestes primeiros mapas veremos sua localização e principais cidades hoje e na Antiguidade.

O Egito está localizado ao Norte do Continente africano.  É um dos países mais populosos da África: 80 milhões de habitantes (2007).
Vemos acima as principais cidades atuais do Egito. 
É um país que tem praticamente 95% de sua população morando as margens do Rio Nilo.  Este rio corta o Egito de Norte a Sul.  Detalhe: o Rio Nilo corre do Sul para o Norte desembocando no Mar Mediterrâneo. 
Praticamente todas as cidades possuem sítios arqueológicos com monumentos milenares.  A vida do Egito corre junto ao Rio Nilo. Fora este trecho o que existem são oásis em meio a um calor intenso do deserto.
No mapa acima vemos, sob o mesmo ângulo, o Antigo Egito de aproximadamente 4000 anos atrás. Algumas cidades ainda permanecem com os mesmos nomes atualmente.  Um dos antigos nomes egípcios para o país era KEMET ou "terra negra" em função do solo fértil negro depositado pelas águas do Nilo, diferente da terra vermelha do deserto (veja este mapa acima maior para entender melhor).
Vista do satélite do Egito e do Rio Nilo.  Uma vez ao ano o Nilo sobe e quando termina a cheia torna a terra um dos solos agrícolas mais favoráveis do planeta.  A região verde refere-se aos campos cultivados.  Do lado oeste, basicamente tudo é deserto.

Mapas do Egito (veja também...)

O Egito Luxor - A Cidade dos Monumentos Pirâmides Canal de Suez
Rio Nilo Templo de Ísis (Philae) Alexandria Cairo
   
Abu Simbel Sharm el Sheikh    


Jorge Sabongi

   Retornar ao site Khan el Khalili